O Vietnã é o maior produtor de pitaia do mundo, com média de 55 mil hectares cultivados e produção superior a 1 milhão de toneladas, grande parte exportada para China e outros países asiáticos. Um grupo de 12 produtores e técnicos brasileiros esteve na cidade de Ho Chi Mihn, região Sul do Vietnã, para conhecer essa realidade. A missão técnica aconteceu entre 5 e 12 de maio.
“Foi uma grande oportunidade em minha carreira conhecer e trocar experiências com os maiores produtores de pitaia do mundo e, principalmente, ampliar o leque de parcerias e contatos com pesquisadores”, comemora Ricardo. Ele palestrou sobre a produção da fruta em Santa Catarina para profissionais da SOFRI, renomada instituição vietnamita, responsável pelos trabalhos de pesquisa e extensão com a pitaia no país.
Após a visita à instituição de pesquisa, a comitiva visitou diversas zonas de produção de pitaia no Vietnã. Também conheceu cooperativas de industrialização da fruta, produtores rurais e modelos de packing house, que são unidades de beneficiamento da fruta.
O grupo foi coordenado por Ricardo Martins e pelo diretor técnico da Associação de produtores de pitaia do Brasil (Appibras), Dejalmo Nolasco Prestes. Ainda participaram da visita Arcangelo Alberton, de Sombrio, e Antonio Carlos Lima, de São João do Itaperiú, ambos produtores de pitaia. A comitiva também teve a participação de Délcio Macarini, gerente da unidade hortifruti da Cooperja de Jacinto Machado.